Após o vencimento, no primeiro dia subseqüente, se o cliente não efetuou o pagamento, já é considerado inadimplente.
Recomenda-se que ligue imediatamente para cobrá-lo. A abordagem pode ser feita de maneira sutil. Deve-se confirmar se o cliente recebeu o boleto ou se houve algum problema com a mercadoria (até mesmo devolução).
Há casos em que o cliente paga o boleto e por algum problema no arquivo ou na compensação o crédito não entra na C/C.
Neste caso ele deve lhe passar o comprovante de pagamento, provavelmente por fax ou email, então você deve entrar em contato com seu gerente e pedir que ele localize este crédito.
Cuide para que este título seja devidamente baixado para que não corra o risco de enviá-lo a cartório indevidamente.
Tendo todas as informações proceda a cobrança normal, informando ao cliente inadimplente o prazo que a empresa lhe dá para pagamento antes do título ir a cartório. Padronize sua rotina, anote tudo o que falar com os clientes e o nome das pessoas com quem você falou. Cada empresa tem um critério, algumas ligam para o cliente até mais de três vezes... Faça todo o possível para evitar o pagamento em cartório.
Isso não é bom para o credor e tampouco para o devedor. Negocie ao máximo.
Há empresas que não costumam mandar títulos ao cartório. Convém que você siga a norma imposta por sua empresa.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário